Devocional Diário
February 28

Eu seguirei guiando-os pouco a pouco...

_Eu seguirei guiando-as pouco a pouco, no passo do gado que me vai à frente… e no passo dos meninos._ (Gn 33.14.)

Ainda não trilhamos este caminho, mas o Senhor Jesus já o fez. É um caminho ainda desconhecido para nós, mas Ele o conhece completamente por experiência própria.

As subidas íngremes que nos deixam sem fôlego, os trechos rochosos que machucam nossos pés, e outros tão quentes que nos deixam exaustos, os rios turbulentos que temos que atravessar - Jesus já passou por tudo isso antes de nós.

Ele estava "cansado da viagem". Não apenas algumas, mas todas as muitas águas passaram sobre ele; e não conseguiram apagar Seu amor. Ele é um guia perfeito, pelas coisas que sofreu.

"Ele conhece a nossa estrutura, e lembra-se de que somos pó." Pense nisso quando você for tentado a duvidar de que Ele o guia com bondade. Ele sabe de tudo, o tempo todo; e não vai fazer você dar nem um passo além do que seus pés aguentam.

Não se preocupe se acha que não será capaz de dar o próximo passo, pois, ou Ele lhe dará a força necessária para dá-lo, ou ordenará uma parada, e você não terá que dar.

— Frances Ridley Havergal Que bela imagem do cuidado de Jacó com o rebanho e as crianças. Ele não os deixaria se cansar demais em um único dia. Ele não os conduziria no ritmo acelerado de um homem forte como Esaú, mas apenas de acordo com o que eles eram capazes de suportar.

Ele sabia exatamente a distância que eles conseguiriam percorrer em um dia; e foi só isso que levou em conta ao planejar as caminhadas. Ele havia percorrido os mesmos caminhos desertos, tempos atrás, e conhecia por experiência suas asperezas, calor e extensão.

Por isso disse: "Vou conduzi-los passo a passo. " Tudo são flores? E pastos verdes? Você sabe que não. Nem sempre.

Mas a promessa diz fielmente Que nada te faltará. Por que temer? O Mestre falha?

Eu sei que não. Não falha. Que tudo mude, tenho a promessa De que Ele está comigo."