March 1

Encontrando Força na Fé: A Importância da Oração e da Confiança em Deus

_Vai, disse-lhe Jesus; teu filho vive. O homem creu na palavra de Jesus, e partiu._

(Jo 4.50.)

_Orando, crede._ (Mc 11.24.)

Quando temos um pedido específico, devemos orar até termos certeza de que Deus está cuidando disso. Devemos agradecer a Ele pela resposta. Se a resposta demorar, não devemos orar como se não acreditássemos que ela virá. Isso só nos faria perder a fé.

Se Deus está nos fazendo esperar, podemos falar com Ele sobre isso novamente, mas devemos fazer isso com fé. Devemos dizer a Deus que estamos esperando e acreditando que Ele nos ouviu, e já agradecer pela resposta.

Nossa fé fica mais forte quando podemos agradecer pela resposta que já acreditamos que vamos receber. A oração que nos faz perder a fé nega a promessa de Deus e o “Sim” que Ele sussurrou em nosso coração. Essas orações expressam preocupação, e preocupação é resultado da falta de fé na resposta. “Pois nós, os que cremos, entramos no descanso.” (Hb 4.3)

Quando nos concentramos mais nos problemas do que nas promessas de Deus, muitas vezes nascem essas orações ansiosas. Vamos ficar atentos e orar para não cairmos na tentação de orar assim. Abraão, “mesmo considerando o seu próprio corpo já sem vida, não duvidou da promessa de Deus.” (Rm 4.19,20)

Fé não é um sentido, nem visão, nem razão - é confiar na Palavra de Deus. - Evans

O começo da preocupação é o fim da fé, e o começo da fé é o fim da preocupação. - Jorge Müller

“Visto que por tal caminho nunca passastes antes.” (Js 3.4) No meio do conforto, a nossa fé não vai crescer. Num momento a sós com Deus, Ele nos dá uma promessa e, com palavras cheias de graça, confirma uma aliança conosco. Depois, Ele se afasta para ver quanto nós acreditamos, e permite que o tentador venha - ah, e a prova parece contradizer tudo o que Ele falou. É nessa hora que a fé ganha a coroa. É o momento de olharmos para cima através da tempestade e, do meio dos navegantes assustados, exclamar: “Eu confio em Deus, que sucederá do modo por que me foi dito”.

Eu sei em quem tenho crido.

Ele criou céus e terra,

Me fez, e por mim se deu.

Por isso, rujam as águas,

No que me falou, espero.

Fiel é o que prometeu.