February 28

CHAVE DO ESBOÇO DA VIDA DE JESUS E HARMONIA DOS EVANGELHOS ORDEM DOS ACONTECIMENTOS

Seguimos a ordem cronológica desde sua preexistência com o Pai através de toda a eternidade. Surgem primeiro os anúncios proféticos de sua vinda. as estrelas brilhantes das profecias que se levantaram no céu da história judaica predizendo a aparição do Salvador poderoso. A seguir vêm os fatos de sua infância e seus primeiros anos, que incluem os anos de silêncio. Repentinamente, sai de Nazaré e começa sua vida pública. Os acontecimentos de seu ministério estão distribuídos no esboço da maneira mais próxima possível à ordem em que aparecem no NT. As opiniões diferem quanto à seqüência de alguns eventos.

A. A Preexistência de Cristo

1. Eternamente o mesmo ... Hb 13:8

¹⁸ Orai por nós, porque confiamos que temos boa consciência, como aqueles que em tudo querem portar-se honestamente. Hebreus 13:18

2. Sem princípio ... Hb 7:3

'Sem pai, sem mãe, sem genealogia, ele não teve princípio de dias nem fim de existência, mas, feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. ' Hebreus 7:3

3. Suas atividades são eternas ... Mq 5:2

'“E você, Belém-Efrata, que é pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de você me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” 'Miqueias 5:2

4. Era antes da criação do mundo ... Jo 1:1; 17:5

'No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

'João 1:1

'E agora, ó Pai, glorifica-me contigo mesmo com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo. 'João 17:5

5. Era antes de Abraão ... Jo 8:58

'Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhes digo que, antes que Abraão existisse, Eu Sou.' João 8:58

B. O Cristo da profecia

6. *Gn 3:15

'Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar. 'Gênesis 3:15

7. *Gn 22:18

'Na sua descendência serão benditas todas as nações da terra, porque você obedeceu à minha voz. 'Gênesis 22:18

8. *Gn 49:10

'O cetro não se afastará de Judá, nem o bastão sairá de entre os seus pés, até que venha Siló; e a ele obedecerão os povos. 'Gênesis 49:10

9. Dt 18:15

'— O Senhor , seu Deus, fará com que do meio de vocês, do meio dos seus irmãos, se levante um profeta semelhante a mim; a ele vocês devem ouvir. 'Deuteronômio 18:15

10. Sl 2:7

'O rei diz: «Proclamarei o decreto do Senhor. Ele me disse: ‘Você é meu Filho, hoje eu gerei você. 'Salmos 2:7

11. Sl 16:10

'Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. 'Salmos 16:10

12. Sl 45:2

'O senhor, ó rei, é o mais formoso dos filhos dos homens; a graça se extravasou nos seus lábios; por isso, Deus o abençoou para sempre. 'Salmos 45:2

13. Sl 68:18

'Subiste às alturas, levaste cativo o cativeiro; recebeste homens por dádivas, até mesmo rebeldes, para que o Senhor Deus habite no meio deles. 'Salmos 68:18

14. Sl 69:21

'Por alimento me deram fel e na minha sede me deram a beber vinagre. 'Salmos 69:21

15. Sl 110:1

'Disse o Senhor ao meu senhor: “Sente-se à minha direita, até que eu ponha os seus inimigos por estrado dos seus pés.” 'Salmos 110:1

16. Sl 118:22

'A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a pedra angular.

'Salmos 118:22

17. Sl 132:11

'O Senhor jurou a Davi com firme juramento e dele não se desviará: “Farei com que no seu trono se assente um dos seus descendentes. 'Salmos 132:11

18. Is 2:4

'Ele julgará entre as nações e corrigirá muitos povos. Estes transformarão as suas espadas em lâminas de arados e as suas lanças, em foices. Nação não levantará a espada contra nação, nem aprenderão mais a guerra. 'Isaías 2:4

19. Is 7:14

'Portanto, o Senhor mesmo lhes dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel. 'Isaías 7:14

20. *Is 9:6

'Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu. O governo está sobre os seus ombros, e o seu nome será: “Maravilhoso Conselheiro”, “Deus Forte”, “Pai da Eternidade”, “Príncipe da Paz”. 'Isaías 9:6

21. *Is 11:1

'Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes brotará um renovo.

'Isaías 11:1

22. Is 28:16

'Portanto, assim diz o Senhor Deus : “Eis que ponho em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; aquele que crer não foge. 'Isaías 28:16

23. Is 42:1

'“Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem a minha alma se agrada. Pus sobre ele o meu Espírito, e ele promulgará o direito para os gentios. '

Isaías 42:1

24. Is 53

O capítulo 53 de Isaías na Bíblia é conhecido como um dos chamados "Cânticos do Servo Sofredor". Este capítulo descreve um servo que sofre pelos pecados dos outros, trazendo cura e redenção. Muitos interpretam esse servo como uma referência messiânica, relacionando-o com Jesus Cristo no contexto cristão.

25. Is 59:16

'Viu que não havia ninguém e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; por isso, o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça foi o seu apoio. '

Isaías 59:16

26. Is 61:1

'O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos pobres, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados, '

Isaías 61:1

27. Is 63:1

'“Quem é este que vem de Edom, de Bozra, vestido de roupas vermelhas, roupas vistosas, que vem marchando na plenitude da sua força”? “Sou eu, que falo com justiça, que sou poderoso para salvar.” 'Isaías 63:1

28. Jr 23:5 *Dn 9:25

'— Eis que vêm dias, diz o Senhor , em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, como rei que é, reinará, agirá com sabedoria e executará o juízo e a justiça na terra. 'Jeremias 23:5


'Saiba e entenda isto: desde que foi dada a ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até a vinda do Ungido, o Príncipe, haverá sete semanas e sessenta e duas semanas. As ruas e as muralhas serão reconstruídas, mas será um tempo de muita angústia. 'Daniel 9:25

29. *Mq 5:2

'“E você, Belém-Efrata, que é pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de você me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” 'Miqueias 5:2

30. Ag 2:7

'Farei tremer todas as nações, e serão trazidas as coisas preciosas de todas as nações, e encherei este templo de glória, diz o Senhor dos Exércitos. 'Ageu 2:7

31. Zc 3:8

'Portanto, escute, Josué, sumo sacerdote, você e os seus companheiros que estão sentados diante de você, porque estes homens são um sinal do que há de vir: eis que eu farei vir o meu servo, o Renovo. 'Zacarias 3:8

32. Zc 6:12

'E diga-lhe: Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Eis aqui o homem cujo nome é Renovo. Ele brotará do seu lugar e edificará o templo do . 'Zacarias 6:12

33. Zc 9:9

'Alegre-se muito, ó filha de Sião! Exulte, ó filha de Jerusalém! Eis que o seu rei vem até você, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta. 'Zacarias 9:9

34. Zc 11:12

'Eu lhes disse: — Se estiverem de acordo, paguem o meu salário; se não, deixem por isso mesmo. Então pesaram o meu salário: trinta moedas de prata.

'Zacarias 11:12

35. Zc 12:10

'— E sobre a casa de Davi e sobre os moradores de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas. Olharão para aquele a quem traspassaram. Prantearão por ele como quem pranteia por um filho único e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito. 'Zacarias 12:10

36. Zc 13:7

'“Levante-se, ó espada, e ataque o meu pastor e aquele que é o meu companheiro”, diz o Senhor dos Exércitos. “Fira o pastor, e as ovelhas ficarão dispersas. E voltarei a minha mão para os pequeninos. 'Zacarias 13:7

37. Ml 3:1

'— Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim. De repente, o Senhor, a quem vocês buscam, virá ao seu templo; e o mensageiro da aliança, a quem vocês desejam, eis que ele vem, diz o Senhor dos Exércitos. '

Malaquias 3:1

C. O Cristo da obscuridade

Eventos preliminares

a. O anjo Gabriel aparece a Zacarias

Lc 1:5-22

⁵ Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel.
⁶ E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor.
⁷ E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade.
⁸ E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem da sua turma,
⁹ Segundo o costume sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso.
¹⁰ E toda a multidão do povo estava fora, orando, à hora do incenso.
¹¹ E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso.
¹² E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele.
¹³ Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João.
¹⁴ E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento,
¹⁵ Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.
¹⁶ E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus,
¹⁷ E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.
¹⁸ Disse então Zacarias ao anjo: Como saberei isto? pois eu já sou velho, e minha mulher avançada em idade.
¹⁹ E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas.
²⁰ E eis que ficarás mudo, e não poderás falar até ao dia em que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas palavras, que a seu tempo se hão de cumprir.
²¹ E o povo estava esperando a Zacarias, e maravilhava-se de que tanto se demorasse no templo.
²² E, saindo ele, não lhes podia falar; e entenderam que tinha tido uma visão no templo. E falava por acenos, e ficou mudo. Lucas 1:5-22

b. Maria visita Isabel

Lc 1:39-56

³⁹ E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá,
⁴⁰ E entrou em casa de Zacarias, e saudou a Isabel.
⁴¹ E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo.
⁴² E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre.
⁴³ E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?
⁴⁴ Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre.
⁴⁵ Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprir-se as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas.
⁴⁶ Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,
⁴⁷ E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;
⁴⁸ Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada,
⁴⁹ Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome.
⁵⁰ E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem.
⁵¹ Com o seu braço agiu valorosamente; Dissipou os soberbos no pensamento de seus corações.
⁵² Depôs dos tronos os poderosos, E elevou os humildes.
⁵³ Encheu de bens os famintos, E despediu vazios os ricos.
⁵⁴ Auxiliou a Israel seu servo, Recordando-se da sua misericórdia;
⁵⁵ Como falou a nossos pais, Para com Abraão e a sua posteridade, para sempre.
⁵⁶ E Maria ficou com ela quase três meses, e depois voltou para sua casa.

Lucas 1:39-56

c. Nascimento de João Batista

Lc 1:57-80

⁵⁷ E completou-se para Isabel o tempo de dar à luz, e teve um filho.
⁵⁸ E os seus vizinhos e parentes ouviram que tinha Deus usado para com ela de grande misericórdia, e alegraram-se com ela.
⁵⁹ E aconteceu que, ao oitavo dia, vieram circuncidar o menino, e lhe chamavam Zacarias, o nome de seu pai.
⁶⁰ E, respondendo sua mãe, disse: Não, porém será chamado João.
⁶¹ E disseram-lhe: Ninguém há na tua parentela que se chame por este nome.
⁶² E perguntaram por acenos ao pai como queria que lhe chamassem.
⁶³ E, pedindo ele uma tabuinha de escrever, escreveu, dizendo: O seu nome é João. E todos se maravilharam.
⁶⁴ E logo a boca se lhe abriu, e a língua se lhe soltou; e falava, louvando a Deus.
⁶⁵ E veio temor sobre todos os seus vizinhos, e em todas as montanhas da Judéia foram divulgadas todas estas coisas.
⁶⁶ E todos os que as ouviam as conservavam em seus corações, dizendo: Quem será, pois, este menino? E a mão do Senhor estava com ele.
⁶⁷ E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo, e profetizou, dizendo:
⁶⁸ Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo,
⁶⁹ E nos levantou uma salvação poderosa Na casa de Davi seu servo.
⁷⁰ Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo;
⁷¹ Para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam;
⁷² Para manifestar misericórdia a nossos pais, E lembrar-se da sua santa aliança,
⁷³ E do juramento que jurou a Abraão nosso pai,
⁷⁴ De conceder-nos que, Libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor,
⁷⁵ Em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida.
⁷⁶ E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, Porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos;
⁷⁷ Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, Na remissão dos seus pecados;
⁷⁸ Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, Com que o oriente do alto nos visitou;
⁷⁹ Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.
⁸⁰ E o menino crescia, e se robustecia em espírito. E esteve nos desertos até ao dia em que havia de mostrar-se a Israel.

Lucas 1:57-80

d. Um anjo aparece a José

Mt 1:18-25

¹⁸ Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.
¹⁹ Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
²⁰ E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;
²¹ E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
²² Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;
²³ Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
²⁴ E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;
²⁵ E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus. Mateus 1:18-25

Um anjo profetiza o nascimento

38. A anunciação a Maria

Lc 1:26-28

²⁶ E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
²⁷ A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.
²⁸ E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.

Lucas 1:26-28

Sua infância

39. O nascimento de Jesus

Lc 2:1-7

¹ E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse
² (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria).
³ E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.
⁴ E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi),
⁵ A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
⁶ E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz.
⁷ E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Lucas 2:1-7