June 8, 2021

Intimidade, busca - (Carina Massena)

Salmo 119:105 A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.

O Manual básico da vida cristã, é a palavra, e muito tem se dito por aí a fora, que palavra diz isso ou aquilo, quando a palavra não diz, e por isso nós devemos examinar as escrituras, pois ela que vai nos orientar a respeito de qualquer questão.
O que muitas vezes vemos, são cristãos secos de busca e de intimidade com o Espírito Santo, seguindo regras severas que o próprio Senhor não impôs sobre nós. Devemos examinar tudo, tudo, tudo, à luz da palavra de Deus

João 14: 26 diz:
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

Jesus desceu a terra e nos ensinou os princípios corretos que deveríamos seguir, ao olhar o evangelho vemos que o esforço de Jesus foi o de trazer luz e conhecimento a todos que estavam vendados pelos ensinos dos escribas e os fariseus. E quem se abriu para o conhecimento que Ele trouxe, recebeu salvação, transformação, cura, milagres.

Sua obra de salvação foi consumada, completada naquela cruz em favor de nós, mas Ele sabia que não poderíamos ficar sozinhos, sem a sua presença, porque se não, facilmente nos desviaríamos. E com o tempo, deixaríamos o verdadeiro conhecimento para nos deixarmos ser guiados por qualquer outra doutrina, por isso Ele enviou o Espírito Santo.
O Espírito Santo tem um papel importante e fundamental na nossa caminhada, que é o de nos guiar, nos conduzir!

E porque estou trazendo essa palavra, por que isso é um alerta para nós!
O fim está perto, novas doutrinas estão aparecendo, e muitos, não são poucos, mas muitos tem se desviado do verdadeiro conhecimento. Tornando-se presos a seguimentos que aparentemente parecem ser santos e sagrados, mas não são!

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
Oséias 4:6

E nosso zelo neste tempo é para que não sejamos enganados, ludibriados, quebrar tabus religiosos que não condizem com o que Deus regrou para mim e para sua vida!
Quando eu digo a respeito de quebrar tabus religiosos, eu quero na verdade enfatizar para vocês a importância da busca pelo conhecimento a fim de que não sejam enganados.


se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer ao Senhor e achará o conhecimento de Deus.
Provérbios 2:4,5

A sabedoria, o conhecimento de Deus, deve ser o bem mais desejado a se obter para as nossas vidas.

Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento. Ele reserva a sensatez para o justo; como um escudo protege quem anda com integridade, pois guarda a vereda do justo e protege o caminho de seus fiéis. Então você entenderá o que é justo, direito e certo, e aprenderá os caminhos do bem. Pois a sabedoria entrará em seu coração, e o conhecimento será agradável à sua alma. O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá.
Provérbios 2:6-11

Porque devemos buscar a sabedoria, o conhecimento e o discernimento de Deus?

1º Vamos conhecer a Deus
2º Vamos conhecer o seu reino
3º Vamos saber o que é justo, direito e correto
4º Vamos aprender os caminhos do Senhor
5º Receberemos de Deus proteção
6º Teremos nossas almas livres e libertas
7º Vamos conhecer quem somos e o poder que temos
8º Teremos discernimento dos espíritos
9º Aprenderemos a ser prudentes e não precipitados
10º Teremos livramentos e escape
11º Saberemos como agir mesmo nas situações mais difíceis os desafiadoras
12º Saberemos tomar posse das bênçãos que o Senhor reservou para nós
13º Adquirimos poder e unção espiritual


Enfim, são muitos os benefícios oriundos da aquisição da sabedoria, mas para isso devemos buscar.


• Me preocupa hoje, os cristãos verdes, e que não buscam um amadurecimento.
Querem sempre estar sendo alimentados através do que o Senhor tem derramado através da vida do outro, mas não buscam suas próprias experiências com Deus, não buscam compreender o que as escrituras tem de revelação a trazer através do seu momento de intimidade com o Espírito Santo, mas se condicionam a limitação de dizer que não sabem, e não saem desse limite.
Pessoas assim, cultivam uma vida com Deus rasa e são sempre afetados pelas mudanças dos ventos na sua vida! Se venta forte, se desespera ou se abate, porque sua raiz não está ficando em solo profundo, mais raso.

• Me preocupa pessoas que colocam condições para Deus, a fim de buscá-lo inteiramente, como se fosse uma barganha.
Exemplo: Deus só não te busco inteiramente por que meu filho não se converteu, porque meu marido não se converteu, porque meu pai ou minha mãe não se converteram. Porque meu marido, meu pai, minha mãe não querem que eu busque! Com isso a pessoa justifica sua condição atual de fraqueza, colocando no colo de Deus a responsabilidade. Uma exigência oculta e mascarada como: quer que eu te busque? Transforme-os. Pessoas amando mais as pessoas do que ao Pai. No final não serão reconhecidas!


• Me preocupa pessoas que acham que vai dar tempo, que ficam sempre empurrando para o amanhã, amanhã eu faço, amanhã eu vou para igreja, amanhã eu oro, amanhã eu medito na palavra, amanhã eu faço meu devocional, amanhã eu me entrego. O amanhã para essas pessoas pode ser o "tarde demais".

• Me preocupa as pessoas que estão intensamente buscando as coisas desta vida, mas estão deixando a sobra dos seu tempo, da sua dedicação, das suas forças para Deus. Vida de oração = mais ou menos
Leitura e revelação da palavra = mais ou menos
Idas a igreja = mais ou menos
Compromisso com a obra e o ministério de Jesus = mais ou menos
Carreira, trabalho, vida social = tá em alta
Com isso não quero dizer que essas coisas são erradas, mas só quero te mostrar que a balança está descompensada.

O fim está muito próximo, as evidências estão aí, só não está vendo quem está fechando os seus olhos para não ver!
Plante hoje o que você quer colher amanhã!
Vida com Deus não tem nada a ver com pregação da palavra ou ministérios, essas coisas são complementos da vida cristã. Vida com Deus é intimidade, é busca!
Alguém pode ser pregador, levita, pastor, mas não ter nenhuma vida com Deus!
Você pode ser aquela mulher que não está nos púlpitos pregando, mas tem uma vida de oração, vida de intimidade, vida de busca! A ponto que Deus seja sentido até mesmo pela sua presença.
Não devemos nos preocupar em sermos fortes, precisamos nos preocupar em sermos íntimos.


Intimidade com Deus desata sobre nós todos os recursos e atributos que necessitamos!