December 24, 2022

É apenas mais um "textão" sobre o fim de ano (ou talvez não)

Se tem algo que possa ser chamado de brega, no sentido mais depreciativo da palavra, é o textão de fim de ano em rede social. Mas aqui estou eu escrevendo um, porque eu acho que a gente tem que ser brega as vezes, 'e tá tudo bem'. Se alguém vai parar a rolagem do feed ou vai ler até o final, pouco importa, e nesse momento nem estou realmente decidido a postá-lo. Mas aí vai.

Eu posso dizer, sem dúvida alguma, que o ano de 2022 foi o ano mais importante da minha vida, pois foi o ano que eu realmente compreendi o significado da palavra autoconhecimento, que até então, era tão vago pra mim.

Imagine que está diante de uma mesa e sua vida se resume a um quebra-cabeça cujas peças repousam na superfície, desorganizadas, sem forma. E de repente, alguém dá instruções de como organizá-las. Você pensa um pouco, e vê que as instruções fazem sentido, e dá o passo inicial para montar o quebra-cabeça. Ainda há muita coisa a fazer, pois você não sabe a real extensão dessa mesa, e nem quais os desafios que irá enfrentar daqui para frente.

Mas agora você tem a oportunidade de compreender sua vida. Por anos, você percorreu a extensão do quebra-cabeça e não conseguia entender muita coisa. Agora muita coisa passa a fazer sentido com essas novas instruções. Há uma sensação de alivio enorme, você sente a necessidade de contar para todos como está conseguindo resolver o seu quebra-cabeça. Quem sabe alguém possa estar tão confuso quanto você estava antes.

Se você gosta de metáforas, isso descreve de maneira clara e resumida o que foi o ano de 2022 para mim. Espero que em 2023 o aprendizado continue sendo tão significativo quanto. Que seja um ano com menos autocobrança e menos frustrações. Não é fácil, nem tudo são flores, mas isso faz parte da caminhada.

Eu só tenho a agradecer a paciência e a compreensão de quem esteve do meu lado.