Marketing
November 19, 2020

Um (não tão) breve conto sobre "Preço X Valor"

Um cliente me perguntou quanto custava fazer um determinado trabalho. Apesar de parecer "simples" o trabalho requeria uma quantidade significativa de esforço intelectual, ferramentas e técnicas avançadas.

Eu respondi: - $1500

Ele disse: - Nossa, tão caro?

Eu perguntei: - Quanto você cobraria?

Ele me responde: - No máximo uns $800... É um trabalho bem simples, né?

- Por $800 eu te convido a fazê-lo você mesmo.
- Mas... Eu não sei fazer isso.
- Então, podemos fazer da seguinte forma: Por $800 eu te ensino. Assim, além de economizar $700, você vai ter o conhecimento para a próxima vez que quiser.

Ele achou legal e concordou.

- Mas, pra começar, você precisa de ferramentas. Chaves de fenda, Alicates decapadores, um bom multímetro, um jogo de espátulas de nylon, lanternas de LED, braçadeiras, fios, fita isolante, etc...
- Mas eu não tenho esses equipamentos e não posso comprar tudo só pra um trabalho.
- Então por outros $300 eu alugo minhas coisas pra que você possa fazê-lo.
- Certo. - Concorda o cliente.
- Certo. - respondi - Na terça-feira espero por você para começar a fazer o trabalho.
- Mas não posso na terça. Só tenho tempo hoje, diz o cliente.
- Desculpe, mas só estou disponível na terça para ensiná-lo e emprestar minhas coisas. Nos outros dias estou ocupado com outros clientes.
- Certo. - Diz o cliente, visivelmente frustrado - Isso significa que vou ter que sacrificar minha terça, abrir mão das minhas tarefas.
- Ah, esqueci! Para fazer o trabalho sozinho, você também tem que realizar também as atividades de suporte e apoio, que tomam tempo.
- Atividades de quê? Que são... O que é isso?
- Fazer documentação técnica, Checklists, Procurar informações técnicas na internet, Assistir alguns vídeos, etc.
- Ah não... Mas pra realizar essas tarefas, vou ter que gastar mais dinheiro e perder muito tempo!
- Mas é assim que funciona. Eu tenho que lidar com todas estas questões ANTES e DEPOIS do trabalho. Sem essas atividades, posso causar um grande problema pra você. Então, você também terá que aprender a realizar essas atividades.
- Certo. - O cliente já estava com uma cara de extrema insatisfação - Eu preparo todo o material que você precisa. O carregamento do caminhão é feito na segunda à noite, e aí fazemos o serviço na terça de manhã. Você vai ter que vir às 6 da manhã para começarmos nossa tarefa. Não se esqueça de ser pontual para evitar engarrafamentos e estar em tempo.
- Às 6? Não! Cedo demais pra mim! - digo com ar de quem é dono do próprio tempo - Meu expediente de trabalho começa às 9 horas!
...

- Sabe - diz o cliente - estou pensando. Melhor você fazer o trabalho. Prefiro te pagar os $1500. Se eu o fizesse, não seria perfeito e me custaria muito mais.



Quando você paga por um trabalho, especialmente feito à mão, está pagando não apenas o material usado, mas também:

- Conhecimento
- Experiência
- Estudos
- Ferramentas
- Serviços
- Tempo para concluir
- Pontualidade
- Responsabilidade
- Profissionalismo
- Precisão
- Garantia
- Patentes
- Sacrifícios
- Segurança e proteção
- Pagamento de impostos e taxas


Ninguém pode denegrir o trabalho de outras pessoas julgando os preços.

Apenas sabendo todos os elementos necessários para a produção de um determinado trabalho é que você pode estimar o custo real.


Não escrevi esse diálogo, mas estou compartilhando para apoiar os autônomos, artesãos e empreendedores.