Devocionais
February 3, 2022

Direção Divina — Dia 5: Servir


Servir aos outros não é natural para mim. Eu sou uma pessoa egocêntrica. Gosto das coisas do meu jeito. Não é algo de que tenha orgulho, mas infelizmente, é verdade.

Eu não sou o único. Todos nós podemos ser um pouco egocêntricos. Por natureza, somos pessoas egoístas. Pense nisso: você não precisa ensinar uma criança a ser egoísta. De acordo com Jesus, a vida não é toda sobre nós, mas ainda assim tudo em nossa cultura tenta nos diz para fazermos as coisas do nosso jeito.

Uma das maneiras mais rápidas de esquecer sobre Deus é ser consumido com o “eu”. Jesus tinha palavras bem diretas para aqueles que queriam segui-Lo. Ele disse: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” Mateus 16:24 NVI.

Deus quer que trilhemos o Seu caminho. E ele não está falando sobre um pedaço de carne extra, nem sobre alface.

Falando em comida, Jesus fez uma declaração que deveria nos fazer parar antes de pedirmos o próximo hambúrguer. "A minha comida... é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra." João 4:34 NVI.

Imagine poder dizer: “A minha comida é servir a Deus. Minha comida é agradá-lo. Minha comida é completar a tarefa que Deus me deu para fazer. Minha comida é fazer a vontade do meu Pai e concluir a Sua obra”. Esse é um tipo diferente de alimento. Isso é viver com direção divina.

Quando toda a cultura diz: “Encha-se”, Deus nos diz para encher outras pessoas.

Quando as pessoas ao nosso redor dizem: “Consiga tudo o que puder! É tudo sobre você”, Deus quer que contribuamos em vez de consumirmos. Quando toda a cultura diz: "Encha-se", Deus nos diz para encher os outros. Deus não nos criou para sermos compradores. Ele nos criou para sermos doadores. Em vez de nos concentrarmos nos desejos, somos chamados a nos concentrar nas necessidades dos outros. Em vez de furar a fila, somos chamados a esperar no final. Deus nos criou para servir.

Esse tipo de vida vai mudar a sua história.

Pense nisso. As histórias que você ama relembrar são aquelas em que você ajudou o vizinho, se envolveu na igreja ou doou alguma coisa. Isso é porque fomos feitos para servir como Jesus fez na Terra. A decisão de servir pode não parecer natural para você. Nem sempre foi para mim. Mas percebi que servir não é algo que fazemos. Somos chamados para ser servos. Porque quando servimos, nos tornamos como Cristo.

Ore: Deus, como o Senhor está me chamando para servir? Quem o Senhor está me chamando para servir? Onde o Senhor está me chamando para servir?

Dia 5: Referências

“24 Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.”
Mateus 16:24 • NVI.

“32 Mas ele lhes disse: “Tenho algo para comer que vocês não conhecem”.
33 Então os seus discípulos disseram uns aos outros: “Será que alguém lhe trouxe comida?”
34 Disse Jesus: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.”
João 4:32-34 • NVI.

“11 O maior entre vocês deverá ser servo.”
Mateus 23:11 • NVI.

“35 Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’.”
Atos 20:35 • NVI.

“10 Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.
11 Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.”
1 Pedro 4:10-11 • NVI.

“13 Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.
14 Toda a Lei se resume num só mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo”.
Gálatas 5:13-14 • NVI.



Conheça mais sobre o meu livro, em inglês Divine Direction” [Direção Divina].


Este plano bíblico é adaptado do livro “Divine Direction” [Direção Divina], com permissão de Zondervan. O conteúdo foi alterado para ser mais conciso.

Gostaríamos de agradecer ao Pastor Craig Groeschel e à Life.Church por fornecerem este plano. Para mais informações [em inglês], acesse: craiggroeschel.com.



tags: