August 26, 2020

Somos Responsáveis - Ho'oponopono

Dentro do estudo e prática do Ho'oponopono da identidade própria o tema responsabilidade é abordado de uma forma bem profunda. Confesso que demorei para "processar" o assunto, no entanto o vivenciar e a prática me fizeram expandir o entendimento e compreender algo que vai além do sistema de culpa muito presente em nossa vida.

Precisamos entender com clareza que a mente é perfeita. O que não é perfeito são os dados e memórias que nossa mente carrega, e com o Ho’oponopono é isso que trabalharemos.

Somos responsáveis pelo que fazemos e não pelo que fazem os outros.
A partir do reconhecimento de situações que estão presentes em nossa vida, que nos incomodam, trazemos para nós a responsabilidade de alguns acontecimentos e promovemos a libertação através do perdão.

Somos responsáveis pelo que fazemos e não pelo que fazem os outros.

A partir do reconhecimento de situações que estão presentes em nossa vida, que nos incomodam, trazemos para nós a responsabilidade de alguns acontecimentos e promovemos a libertação através do perdão.

Sinto Muito, Me perdoa, Eu te amo, Eu sou Grato

Se alguém aparece com raiva em minha experiência, eu assumo 100% de responsabilidade me perguntando:

O que há em mim, que eu preciso liberar, que está fazendo aparecer esta experiência?’

Eu olho para qual problema (memórias) em mim que está causando a situação, que eu posso oferecer para a Divindade cancelar.

Isso é uma realidade perturbadora! Totalmente fora dos nossos padrões ocidentais. “Não estamos trabalhando no outro, e sim em nós”

Estamos sobrecarregados por nossos passados e tudo que vivenciamos são memórias, mas são as emoções que estão ligadas a essas memórias que nos afetam no presente, no agora.

O subconsciente associa uma ação ou uma pessoa com algo que ocorreu no passado, ativando as emoções, produzindo o estresse, o sintoma. Por isso que tudo que chega até nós é de total responsabilidade nossa. Ainda há uma memória que precisa ser limpa, purificada para não ser ativada e gerar a emoção, para não vivenciarmos mais do mesmo padrão

Ter completa responsabilidade significa aceitar tudo – até mesmo as pessoas que entram em sua vida e os problemas delas, porque os problemas delas são os seus problemas. Elas estão na sua vida e você assumir a plena responsabilidade pela sua vida, você também tem que assumir a plena responsabilidade pelo que elas estão experimentando.
(trecho extraído do livro Limite Zero)

Tudo o que você olha, escuta, saboreia ou toca é sua responsabilidade, simplesmente porque está em sua vida. Você está realizando isso! Como diria Jon Kabat aonde quer que você vá, é você que está lá.

Colocar a culpa em outra pessoa é muito mais fácil. Queremos transformar a culpa (sentimento que adoece) em auto responsabilidade (sentimento que gera ação).
O Ho’oponopono não encara os problemas como uma provação e sim como uma oportunidade

"A base do Ho'oponopono significa amar a si mesmo. Se você deseja melhorar a sua vida, deve curar a sua vida. Se você deseja a cura de alguém, mesmo um criminoso mentalmente doente, você o faz curando a si mesmo"

Quando Dr. Hew Lee foi perguntado o quê ele fez para curar os pacientes psiquiátricos ele respondeu:

"A base do Ho'oponopono significa amar a si mesmo. Se você deseja melhorar a sua vida, deve curar a sua vida. Se você deseja a cura de alguém, mesmo um criminoso mentalmente doente, você o faz curando a si mesmo"

Quando Dr. Hew Len foi perguntado oque ele fez para curar os pacientes psiquiátricos ele respondeu:

Eu simplesmente estava curando aquela parte em mim que os havia criado.
Dr. Hew Len

Basta apenas pensar que quando você quiser melhorar qualquer coisa na sua vida, existe somente um lugar onde procurar: dentro de você mesmo. E, quando olhar para si, faça-o com amor, seja generoso(a).

Ao fazer os diversos processos Ho’oponopono, estou pedindo a Divindade para cancelar programas (memórias) em mim para que eles sejam também cancelados nas outras pessoas também. Só preciso olhar o que está acontecendo em mim, o que tenho em comum com os outros.

Limpeza Total

O pintor sempre inicia sua criação numa tela branca. O professor apaga as anotações deixadas na lousa para escrever uma nova aula.

Da mesma forma, precisamos apagar da mente as situações e comportamentos inúteis do passado.

Se tudo não estiver completamente limpo e claro, como assimilar novas tendências e virtudes? Como iremos permitir que a Divindade trabalhe a solução em nós? E dentro daquela máxima se quer resultados diferentes precisa fazer algo diferente.

Adoro a analogia utilizada pelo Dr Hew Len com a lixeira que vemos no nosso computador. Semelhante aos arquivos que deletamos eles ficam lá na lixeira até removermos por completo.

Verifique os traços antigos que ainda permanecem na tela mental e transforme-os, definitivamente. Se preferir anote num papel ou caderno de anotações aquele sentimento, acontecimento ou pessoa e faça a prática do Ho'oponopono.

Sinto muito

Me perdoa

Eu te Amo

Eu sou grato

Faça quantas vezes você sentir em seu coração e não fique esperando algo ou uma resposta. Deixe fluir!

Com essa pratica você terá a oportunidade trabalhar a sua responsabilidade sobre aquela situação e de purificar e libertar-se das memórias e programas que estão gravados em nossa mente gerando sentimentos de dor e sofrimento.

Espero que tenha uma boa prática e deixo o link para que possa praticar a Oração Original do Ho'oponopono.

Recomendações

Abaixo deixo a recomendação de alguns livros para que possa aprimorar seus estudos e praticas cada vez mais.

Nesse livro Joe Vitale conta como o Dr. Hew Len trabalhou o ho'oponopono no presídio psiquiatrico

https://amzn.to/31gdGOp

Apesar desse livro ser sobre Mindfulness ele complementa em muito o estudo do Ho'oponopono

https://amzn.to/31bAWwW

https://amzn.to/3aHBrlg

https://amzn.to/34nWEzT

https://amzn.to/32eJTEQ

Video onde Dr. Hew Len fala muito sobre a pratica de o Ho'oponopono