Devocionais
January 31, 2022

Reflexões sobre o devocional “Saia de Sua Cabeça”


Saia de Sua Cabeça: Dia 4

Você Não Precisa Viver Dessa Maneira! Se o nosso filho estiver fazendo pirraça no supermercado, nós o corrigimos. Ainda assim, nas nossas vidas, permitimos que a mente se agite e entre em crise, mas não adotamos nenhuma atitude para corrigi-la. Vivemos como se não tivéssemos nenhum poder sobre o que pensamos.

Paulo nos diz que, quando levamos cativos nossos pensamentos, podemos exercer nosso poder para o bem e para Deus, derrubando fortalezas por todos os lados. Temos um poder incrível disponível a nós em qualquer momento do dia!

Em Romanos 8:5, Paulo disse que “as pessoas que vivem de acordo com a natureza humana têm a sua mente controlada por essa mesma natureza” e que “as que vivem de acordo com o Espírito de Deus têm a sua mente controlada pelo Espírito.”

Eu li e reli essa passagem nos últimos meses, refletindo sobre como seria a vida se eu pudesse realmente ter uma mente controlada pelo Espírito. Uma mente cheia de vida e paz. Uma mente que sempre pensa em Deus — quem Ele é e o que Ele deseja para mim. Quero desesperadamente as promessas divinas de “perfeita paz” quando minha mente está fixa Nele.

Conforme eu tenho praticado levar todo pensamento cativo, tenho tido mais disciplina para mudar meus pensamentos. Esta é uma batalha diária! Posso não estar fazendo isso perfeitamente, mas vi melhorias significativas.

Com base nos escritos de Paulo há muito tempo atrás à igreja em Roma, você e eu podemos aprender a cuidar de nossas mentes, fazendo com que o controle sobre nossos pensamentos seja um reflexo — uma resposta automática e intuitiva.

Quero conhecer muito bem os padrões de pensamento alinhados com o Espírito, para que minha resposta imediata não seja confiar na carne, mas confiar no Espírito em todas as coisas. Esse é o objetivo de nossas interrupções intencionais: pararmos abruptamente as espirais loucas em nossas mentes. À medida que praticamos a arte da interrupção, vamos mudando para uma mentalidade totalmente nova e, a cada mudança, nos vemos cada vez mais incorporando a mente de Cristo.

Pai, eu concentro minha mente nas coisas do Espírito. Coloco minha mente em Sua paz. Oro para crescer cada vez mais na mente de Cristo! Amém.

Jennie Allen, by WaterBrook Multnomah.
Para mais informações, acesse: “Saia de Sua Cabeça” • YouVersion.


Lendo os trechos destacados, me veio à mente a analogia com a educação que tivemos e recebemos em nossa infância, assim como nossos sotaques (os jeitos e trejeitos de nosso modo de fala característico da região em que nascemos, crescemos e/ou moramos); a criança, quando está aprendendo a falar e se comunicar, aprende a fazê-lo exatamente como aqueles que lhe ensinam o fazem, — e muitas vezes literalmente imitando seus educadores —, completamente influenciados pelo ambiente e por aqueles à sua volta.

Partindo da premissa de que somos filhos de Deus, é de se esperar que, assim como Paulo,[1] tenhamos o mesmo sotaque de Deus, a mesma forma de pensar, agir, se comportar, raciocinar e, para que isso aconteça, é preciso que tenhamos tido contato contínuo e prolongado com Deus através de Sua Palavra viva, que é Cristo.[2] Lendo, meditando, refletindo e orando constantemente[3] estaremos sendo expostos, encharcados e ensinados diretamente pelo Conselheiro, que nos guiará em tudo o quanto precisarmos fazer e dizer.[4]

É válido também mencionar que ler a Bíblia é como fazer download da mente de Cristo — o Verbo que se fez carne[5] — para a nossa própria mente. De forma que, lendo a Bíblia, estamos constantemente nos oferecendo a Deus para que sejamos instruídos, moldados, transformados e alimentados.

Verso do dia • João 6:35 | YouVersion


Quem de nós decide, escolhe, opta, — por livre e espontânea vontade —, continuar e/ou permanecer faminto e sedento estando assentado em uma farta mesa repleta dos mais variados alimentos e manjares, um verdadeiro banquete? 🤔

Pois esta é a realidade: a maioria de nós (aqui no Ocidente) tem o maravilhoso privilégio de possuir uma versão física da Bíblia ou de poder utilizá-la virtualmente.[6] A Bíblia, a Palavra de Deus é o nosso alimento espiritual,[7] [8] sem o qual não temos condições de permanecer saudáveis, fortes e devidamente prontos para cumprir os planos que Deus tem para cada um de nós.

Oração

Senhor Deus e Pai, peço-Te que nos ajude cada dia mais a sentirmos fome de Ti, a termos sede de Ti, a agirmos, pensarmos e nos comportarmos conforme o exemplo dado por Cristo Jesus e segundo os preceitos estabelecidos em toda a Sua Palavra; que assim como nós fazemos mais de uma refeição por dia para alimentarmos nosso corpo, que tenhamos fome de Ti e nos alimentemos de Sua Palavra constantemente, nos fartando de Seus doces e justos preceitos para estarmos aptos para prestar a devida adoração, — em espírito e em verdade —, que o Senhor merece. E que a cada dia, transformados e guiados pelo Espírito Santo, abandonemos a forma do mundo e do pecado para sermos moldados, para tomarmos a forma de Cristo. Em nome de Jesus Cristo, o Filho de Deus, amém!

2 “Não sejam mais moldados por este mundo mas, pela nova maneira de vocês pensarem, vivam uma vida diferente. Então vão descobrir a vontade de Deus, isto é, o que é bom, agradável a ele, e perfeito.”
Romanos 12:2 • VFL.


Notas


  1. 1 “Sigam o meu exemplo como eu sigo o exemplo de Cristo.”
    1 Coríntios 11:1 • NTLH [Confira também: 1 Co. 4:16 e Fp. 3:17]. ↩︎
  2. 16 “Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos?” Mas nós pensamos como Cristo pensa.”
    1 Coríntios 2:16 • NTLH [Confira também: Isaías 40:13]. ↩︎
  3. 17 “Orem continuamente.” 1 Tessalonicenses 5:17 • NVI. ↩︎
  4. 26 “Mas o Pai mandará o Conselheiro em meu nome, esse Consolador é o Espírito Santo, e ele vos ensinará todas as coisas e vos lembrará tudo o que eu próprio vos tenho dito.”
    João 14:26 • OL. ↩︎
  5. 1 “No princípio era aquele que é a Palavra (ou o Verbo. Grego: Logos.). Ele estava com Deus e era Deus.
    2 Ele estava com Deus no princípio.
    3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.
    4 Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.
    5 A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.”
    João 1:1-5 • NVI. ↩︎
  6. Existem diversos aplicativos de Bíblia, mas dos que testei, dois se destacaram e por motivos diferentes:

    • Bolls Bible: Apesar do nome em inglês, ele está traduzido para o Português (tive o prazer de colaborar em sua tradução). É gratuito, sem propagandas, muito leve, com várias traduções da Bíblia em diversos idiomas (incluindo o Português) e multiplataforma: funciona no Linux (tanto em Flatpak quanto em Snap), Mac, Windows, Android, iOS e navegadores, onde pode ser instalado como um web app tanto em smartphones quanto em computadores. É nele que faço minhas leituras quando não tenho a Bíblia física comigo.
    Você também pode acompanhar as novidades sobre esse app lá no Telegram através do canal oficial do app: @bbbible e interagir, relatar bugs, fazer pedidos de adições de funções, traduções, etc. (em inglês) no grupo: @bollsbible.
    Site oficial e acesso via navegadores: bolls.life | Para download: bolls.life/downloads.

    • YouVersion:
    Apesar de o app ser um pouco mais pesado do que o anterior, ele tem várias vantagens, como versículo do dia, compartilhamento de trechos/versículos nas redes sociais em formato de imagens personalizadas, planos de leitura diversos, solicitar ou fazer orações por outros usuários do app, algumas traduções da Bíblia (incluindo o Português) estão também disponíveis em áudio e, — uma das coisas que mais gostei —, devocionais, (uso o YouVersion principalmente para fazer meu devocional diário).
    Ele está disponível para Android, iOS, Kindle Fire e pelo site: bible.com. ↩︎
  7. 35 “Então Jesus declarou: "Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede.".”
    João 6:35 • NVI. ↩︎
  8. 34 “Disse Jesus: ‘A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.”
    João 4:34 • NVI. ↩︎

tags: